Câmara de Mora aprova taxas de IMI, Derrama e IRS para 2022

18 Dezembro 2021, 15:24 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Mora aprovou na última reunião de câmara as taxas de IMI, Derrama e IRS para 2022, mantendo a maioria das taxas do ano anterior.

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) irá manter-se nos 0,30%.
A autarquia aprovou ainda uma diminuição de 15% do valor a cobrar para os proprietários que tenham reabilitado as suas propriedades.
Em sentido contrário o município irá majorar em 30% os prédios devolutos, e em 50% os prédios florestais que se encontrem em situação de abandono, como forma de incentivar os proprietários a cuidarem dos seus imóveis.

O executivo isentou ainda do pagamento de IMI os elementos do corpo de Bombeiros Voluntários de Mora.

A Derrama, imposto municipal sobre o lucro das empresas sedeadas no concelho, irá manter-se nos 1,5%, para negócios acima dos 150 mil euros de lucro.
Os negócios com volume abaixo dos 150 mil euros ficarão isentos do pagamento da Derrama.

Foi também aprovada uma isenção da Derrama, por um período de cinco anos, para empresas que se instalem no concelho de Mora ou que garantam cinco novos postos de trabalho, pelo mesmo período.

A taxa de IRS irá manter-se nos 5%, como em anos anteriores.

A Câmara Municipal de Mora aprovou também a taxa de direitos de passagem, relativamente a comunicações e electricidade, que será cobrada directamente às operadoras, e que se fixará em 0,25% do valor cobrado no concelho de Mora.

________________

_____________________

_____________________