Câmara de Mora aprova Orçamento de 11.3 Milhões de euros para 2024

30 Novembro 2023, 22:32 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Mora aprovou esta quinta-feira, com os votos favoráveis do PS e a abstenção da CDU, o Orçamento Municipal para o ano 2024, com um valor global de 11.319.150 euros, que de acordo com a Presidente, Paula Chuço (PS), “não é um orçamento político”, pois pela primeira vez foram ouvidos e participaram na sua elaboração as Juntas de Freguesia, eleitos da CDU e o trabalhadores da autarquia.

“De todas as propostas apresentadas pela CDU, apenas uma não estava no nosso Orçamento, e foi agora incluída”, salientou a autarca, que destacou depois as dificuldades em elaborar o documento, tendo em conta os tempos difíceis que se atravessam.

Para Paulo Chuço este orçamento tem todas as condições para “melhorar a qualidade de vida dos que vivem em Mora, mas também para atrair e agradar a todos, e são muitos, os que diariamente nos visitam, e também àqueles que aqui querem investir”.

Entre as obras e projetos mais emblemáticos explanados no Orçamento Municipal, destacam-se a requalificação do Parque Ecológico do Gameiro e certificação da Praia Fluvial, a requalificação da Zona Industrial, o aumento da abrangência do Cartão do Idoso, o projeto de combate ao isolamento, a revisão do Cartão Jovem Municipal e a criação de um programa de apoio ao arrendamento.

A criação de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) é outra das pretensões da autarquia para 2024, bem como a criação de um programa de Bolsas de Estudo destinadas a estudantes do Ensino Superior.

A requalificação dos Postos Médicos das Freguesias é outra das apostas do executivo socialista, que anunciou ainda a criação de um Seguro de Saúde Municipal.

No campo da Proteção Civil a autarca anunciou a criação de uma nova Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros de Mora, bem como a criação de um regulamento de benefícios para os operacionais da corporação, no que diz respeito a alguns benefícios fiscais.

A inclusão da proposta da CDU para a criação de um espaço museológico nas Brotas, dedicado às antigas profissões foi também contemplado no orçamento municipal.

A criação de um Parque Radical a par de uma Pista de Atletismo em Pavia, bem como um incremento aos clubes e associações locais encontra-se também planeado para o próximo ano.

A autarquia pretende também avançar com a construção do Canil Municipal, bem como requalificar o Jardim Municipal.

Dadas as fragilidades do sistema de abastecimento de água no concelho, a autarquia pretende também iniciar a requalificação da rede.

Por fim, a progressão das carreiras dos trabalhadores encontra-se também prevista no documento.

O vereador da CDU, Marco Calhau, que se absteve na votação, relembrou à autarquia que “não basta colocar as intenções no orçamento, é necessário executar”.

________________

________________________