Câmara de Coruche vende terreno para construção de empreendimento turístico de quatro estrelas
26 Agosto 2024, 14:05O Município de Coruche está a vender um terreno para a construção de um empreendimento turístico junto à Ermida da Nossa Senhora do Castelo e da Calçadinha, junto ao perímetro urbano da vila, anunciou a autarquia em comunicado, na segunda-feira, 26 de agosto.
O terreno tem uma área de 9.682 metros quadrados e está à venda pelo preço mínimo de 188.227,80 euros e o projeto para o empreendimento turístico deve cumprir alguns requisitos como oferecer entre as 100 e as 190 camas e ser classificado com um mínimo de quatro estrelas.
“A construção deve contemplar a utilização de recursos endógenos locais tais como a cortiça e/ou o
junco, respeitando a identidade local, e disponibilizar ofertas complementares aos hóspedes, tais como restaurante e bar, preferencialmente destinadas a apoiar o projeto a desenvolver. Acrescem requisitos como a promoção de espaços de lazer e bem-estar no exterior e a construção de espaços de estacionamento e de espaços destinados a atividades que sirvam hóspedes e clientes externos, tais como SPA ou ginásio” estabelece ainda o comunicado. O empreendimento deve ainda respeitar normais ambientais e de construção, priorizar a sustentabilidade, garantir que tem alojamentos com vista sul, não ter uma altura superior a três pisos e ainda promover a mobilidade urbana através da criação de caminhos pedonais.
Segundo a autarquia, Coruche carece de oferta hoteleira pelo que se considera de interesse público a “instalação de uma unidade hoteleira que assegure um efetivo aumento da capacidade de hospedagem”. Francisco Oliveira, presidente da autarquia considera que este projeto é de importância estratégica para “impulsionar o turismo na região”.
As propostas devem ser apresentadas nos próximos 60 dias e devem ser feitas através da submissão de
requerimento disponível nos serviços online do Município. Uma vez admitidas as candidaturas, na segunda fase os candidatos serão notificados para apresentar a proposta técnica, ao que o júri procederá à sua hierarquização e seleção. Nesta fase, serão notificados os candidatos dos resultados
da avaliação, elaborando-se um relatório preliminar que deve também referir, fundamentadamente, a exclusão de qualquer proposta. Segue-se o período de audiência prévia para que os candidatos se pronunciem por escrito e o relatório final.