Câmara de Coruche saúda Aeroporto na região mas pede obras estruturais para o concelho
25 Maio 2024, 17:34A Câmara Municipal de Coruche aprovou na última reunião de câmara, por unanimidade, uma saudação à construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa no Campo de Tiro, na freguesia de Samora Correa, concelho de Benavente.
Para a Câmara Municipal de Coruche, o Campo de Tiro sempre foi considerado a opção mais adequada, sustentável e estratégica para responder às necessidades e desafios do país a médio e longo prazo. A localização não só oferece oportunidades económicas e sociais, mas também alavanca novos investimentos, promovendo o desenvolvimento da região.
A localização do novo aeroporto no Campo de Tiro é de enorme relevância para o desenvolvimento económico do concelho de Coruche. Desde 2009, o concelho tem-se preparado para a chegada desta infraestrutura, definindo um modelo económico que visa atrair empresas e residentes, invertendo as tendências demográficas regressivas.
Para a autarquia, a proximidade geográfica e as características diferenciadoras de Coruche prometem torná-lo um território de elevada atratividade residencial.
Necessidade de novas acessibilidades
Para o Município, com a construção do novo aeroporto, torna-se imperativo criar novas acessibilidades, longamente reclamadas pela autarquia. Entre estas, destacam-se a Travessia do Vale do Sorraia, o IC10 e o projeto do troço do IC13, que liga Montijo a Alter do Chão, passando por Coruche. Estas infraestruturas são essenciais para conectar o novo aeroporto e promover a coesão territorial, respondendo ao aumento do fluxo rodoviário e evitando a intensificação das assimetrias territoriais.
No âmbito da consulta pública do relatório ambiental de avaliação de opções estratégicas para o aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, o Município de Coruche expressou preocupações sobre a falta de propostas para novas infraestruturas no concelho. Apenas foram mencionadas redes de acessibilidade a sul e a oeste do concelho, situação que a autarquia considera necessário corrigir.
A Câmara Municipal de Coruche também enfatiza a importância de requalificar a rede viária e ferroviária existente. As estradas EN119 e EN251, que atualmente já suportam um intenso fluxo rodoviário, especialmente de veículos pesados, necessitam de melhorias para suportar o acréscimo de tráfego esperado com a nova infraestrutura aeroportuária.
Esta deliberação pretende refletir o compromisso do Município de Coruche com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, promovendo estratégias de intervenção que fomentem a coesão territorial e a atratividade da região.