Câmara de Coruche apresenta nova estratégica turística

28 Setembro 2022, 8:53 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Coruche apresentou esta terça-feira, 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, a nova estratégia turística do concelho que inspirada nas sete pontes do Vale do Sorraia, convidam a que “Passe as Pontes em Coruche”.

A campanha “Passe as Pontes em Coruche” tem como objectivo associar conceitos que relacionam as emblemáticas pontes de Coruche às pontes para fins-de-semana prolongados, escapadinhas de fim-de-semana ou simplesmente mini-férias.

O lema “Há tanto para fazer… ou até mesmo nada!”, que o município de Coruche irá implementar a partir de agora, resulta da auscultação de agentes turísticos locais e de visitantes face à pergunta “o que mais deseja fazer em Coruche?” Surpreendentemente, ou não, além das expectáveis preferências pelo turismo de natureza, pelas infraestruturas desportivas ou pela gastronomia, observa-se uma resposta recorrente, “queremos apenas desfrutar!”.

Segundo o Município de Coruche, as impressões recolhidas junto de visitantes de Coruche evidenciam interesse por inúmeras ofertas turísticas do Concelho, em especial no âmbito do turismo de natureza, atentando ao rico património natural de Coruche, sustentado pelo Rio Sorraia e pela Floresta de Montado. Verifica-se também particular interesse na fruição de infraestruturas como o Centro de Cycling de Vila Nova da Erra ou a Rede de Percursos Pedestres, não esquecendo o forte argumento da gastronomia ou a Praia Fluvial do Sorraia, que rapidamente ganhou notoriedade fora de portas.

“No entanto, uma resposta inusitada surgiu repetidamente, “não fazer nada”, apenas desfrutar e relaxar, não fosse Coruche um polo conciliador das dimensões urbana e rural, numa escala ponderada e adequada ao perfil identitário de um território que oferece o melhor de dois mundos”, salienta a autarquia de Coruche.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, “esta campanha terá um impacto positivo a nível local e nacional, dando ainda mais visibilidade e notoriedade à oferta turística do Concelho, por forma a promover e a activar a economia local”.
Procurando “diferenciar Coruche”, o Presidente de Câmara assume que “o turismo é uma das áreas que se pretende cada vez mais forte e dinâmica”.

A campanha “Passe as Pontes em Coruche” dá especial enfoque a atractivos como gastronomia, cultura, desporto, lifestyle, família, lazer e ambiente, procurando envolver directa e indirectamente os operadores locais, mas é nos aspectos inspiracional e aspiracional de contemplação e fruição que a campanha estabelece o seu foco, na medida em que a tranquilidade e a qualidade de vida proporcionadas pela comunhão com a natureza, entre a lezíria e a charneca, possibilitam a fuga do stress dos grandes centros urbanos.
Além do retorno económico, Francisco Oliveira acredita ainda que a campanha pode traduzir-se, a médio e longo prazo, na fixação de mais população. “Trazer visitantes a Coruche e mostrar-lhes a nossa qualidade de vida, proporcionando a experiência de como é viver em Coruche, é algo que num futuro próximo se pode traduzir em novos munícipes”, perspectiva o Presidente, que pretende “transformar visitantes em habitantes”, considerando que, “até porque o trabalho online e em casa veio para ficar, cada vez mais territórios como o nosso podem e devem ser olhados com outros olhos por aqueles que querem viver ou constituir família com qualidade de vida que não existe nos grandes centros urbanos”.

________________

________________________