Câmara de Benavente requalifica refeitório da Escola João Fernandes Pratas

3 Fevereiro 2024, 17:27 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Benavente irá aproveitar a interrupção do Carnaval para requalificar o refeitório João Fernandes Pratas, em Samora Correia.

A intervenção visa a pintura de todo o espaço de refeitório, paredes, tetos, caixas de estores e o interior da cozinha, que ficarão agora com um ar mais jovem e apelativo.

A requalificação contemplará também a colocação de novas mesas e cadeiras.

A intervenção levada a cabo pelo Município de Benavente foi apresentada à comunidade escolar, que auxiliou também no seu “desejo”, pois a intervenção pretende revolucionar o ambiente do refeitório e as ementas, criando um serviço de refeições que responde às necessidades nutricionais e, ao mesmo tempo, corresponde às expectativas dos alunos e encarregados de educação, ao abrigo do projeto R23 que a autarquia tem implementado nos refeitórios escolares do concelho.´

No encontro com os delegados de turma, as nutricionistas da Câmara Municipal de Benavente, Rute Espanhol e Catarina Soares, quiseram saber o que pode a Câmara Municipal e a Escola fazer para que o refeitório escolar seja uma opção para os seus almoços. Tanto de manhã como no período da tarde, foi unânime a vontade dos alunos em terem mais uma opção de escolha na ementa. De acordo com a autarquia, neste momento são disponibilizados dois pratos, mediterrânico e o veggie e o surgimento de uma opção 3, é muito bem-vinda. Foram, igualmente, apresentadas outras sugestões para ementas como, wraps, saladas, baguetes, lasanhas, pizzas, ovos de tomatada e mais propostas. 

Na reunião com os encarregados de educação e Associação de Pais foi solicitado pelas nutricionistas da CMB a apresentação de sugestões para melhoria do serviço de uma forma geral, ementa e espaço físico, para que estejam reunidas as condições dos seus educandos poderem almoçar no refeitório da escola e, assim, usufruírem de uma alimentação mais saudável. 

As técnicas tomaram nota de todos os contributos, lembrando que “é um desafio fazer as ementas e tentar que exista equilíbrio, acrescentando que “no futuro, será servida mais uma opção, à qual se deu o nome de coMtradição, que será uma reinterpretação do prato mediterrânico”. 

O Município de Benavente salienta ainda que os refeitórios escolares continuam abertos para que os pais possam fazer uma refeição acompanhando os seus educandos.

____________________ ____________________