Câmara de Benavente investe na qualidade da alimentação dos alunos do concelho

3 Fevereiro 2023, 21:10 Não Por Redacção

Com o objetivo de incentivar os alunos a fazerem as suas refeições no refeitório escolar, a Câmara Municipal de Benavente, em parceria com os Agrupamentos de Escolas e a Universidade do Porto estão a dinamizar um projeto de investigação, que para já está a ser aplicado na Escola Básica Duarte Lopes, em Benavente.

Dois workshops intitulados “DL, mudámos a cantina!”, que tiveram como participantes os delegados e turma e os representantes dos encarregados de educação serviram para avaliar as condições e necessidades do espaço de uma cantina que foi depois redesenhada de acordo com as participações. 

A remodelação da cantina teve em atenção as 104 propostas apresentadas pelos alunos e encarregados de educação, e vai revolucionar

o ambiente do refeitório e as ementas, criando um serviço de refeições que responde às necessidades nutricionais e, ao mesmo tempo, corresponde às expectativas dos alunos e pais.


Entre as ideias que vão ser já colocadas em prática estão a criação de um buffet de saladas; salada temperada pelos alunos; sobremesa doce, como gelatina ou gelado, disponibilizado 1 vez por semana; além dos pratos geral e vegetariano, criar um terceira opção, tipo wrap, baguete ou salada de frango/atum; agua filtrada, disponibilizada através de um equipamento tipo fonte; colocar música ambiente na sala de refeições; construir um espaço exterior para poderem almoçar; possibilidade de almoçar nas mesas de jardim; decorar a sala de refeições, com a colaboração dos alunos e pais; substituir mesas e cadeiras por mobiliário mais confortável e atrativo; criar na sala de refeições várias zonas de socialização e por fim implementar um sistema de avaliação diária das refeições com o objetivo de melhorar a ementa, excluindo pratos com menor aceitação.

A Câmara Municipal de Benavente considera muito importante manter o diálogo e parceria com os alunos e restante comunidade escolar, estando empenhada em conseguir este novo conceito de refeitório escolar criado com os alunos e pais.

O desafio aos alunos pode e deve ser incentivado pelos encarregados de educação e pelos professores, no caminho para uma alimentação saudável e completa no refeitório escolar, por um preço simbólico”, refere a autarquia que informa ainda que a refeição aos alunos tem o custo de 1,46 (refeição completa), os alunos do escolão B pagam 0,73 cêntimos e os de escalão A, podem tomar a refeição de forma gratuita.

Refeitório aberto aos pais

Continua a decorrer nos refeitórios escolares a iniciativa: “Refeitório aberto aos Pais”. Os objetivos prendem-se com a intenção de existir uma aproximação salutar entre a escola e a comunidade escolar, dando a conhecer o ambiente do refeitório e a qualidade da alimentação escolar.

Os pais/ encarregados de educação que queiram usufruir desta experiência, podem fazer a marcação da refeição até às horas do próprio dia, através do Gabinete de Educação da Câmara Municipal ou junto da Coordenação da escola.

________________

_____________________

_____________________