Câmara de Benavente aperta o cerco a poluidores

29 Outubro 2024, 17:33 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Benavente está a apertar o certo aos poluidores do concelho, que diariamente deixam toneladas de resíduos junto dos contentores de lixo doméstico.

Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, lamenta que alguns dos poluidores do concelho sejam, “empresas que desrespeitam não só o ambiente, como todos os munícipes”, tendo por isso a autarquia articulado com a Guarda Nacional Republicana a fiscalização que permita identificar alguns dos infratores, a quem serão depois aplicadas pesadas coimas.

O autarca lamenta que muitos munícipes ignorem o serviço de recolha de monos que o Município de Benavente disponibiliza gratuitamente em todo o concelho, preferindo deixar os seus móveis, verdes, papelão e outros resíduos de grande dimensão, junto dos contentores e ecopontos, deixando não só um rasto de poluição, como uma má imagem.

À autarquia, e nas redes sociais, chegam diariamente dezenas de denúncias e queixas de moradores, com imagens de móveis, papelão, resíduos verdes, restos de obras, e os mais variados tipos de artigos depositados junto dos contentores.

Nos últimos meses a Câmara Municipal de Benavente reforçou o número de viaturas e trabalhadores afetos aos serviços de recolha de resíduos e monos, mas que ainda assim se tem manifestado insuficiente face ao desrespeito de munícipes e empresas, que podem agora ser severamente punidos pelo crime de poluição ambiental, que no seu máximo, além de coimas, pode ser punida com pena de prisão até cinco anos.

____________________ ____________________