Câmara apresenta Centro de Interpretação “Santarém Militar”

25 Abril 2024, 9:10 Não Por André Azevedo

O Município de Santarém apresentou o projecto do Centro de Interpretação “Santarém Militar” (CISM), na tarde desta quarta-feira, 24 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O CISM tem como objectivo “contar a história da Escola Prática de Cavalaria e da presença militar em Santarém”, explicou o vereador da cultura, Nuno Domingos. O autarca relembrou ainda que até 2007, ano em que a EPC foi desativada, a vida militar estava intrinsecamente ligada com o quotidiano escalabitano.

“Os soldados da EPC marcaram a história e a identidade da da cidade” sublinha o autarca, um dos responsáveis pelo projecto, que tem como parceiro o Exército Português.

Luís Mata, outro dos responsáveis pelo projecto, explicou que o CISM vai-se basear numa série de documentos em vários formatos e suportes para proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes, e para demonstrar a importância que os militares tinham na cidade e no concelho a nível económico, social e cultural.

Ricardo Gonçalves, líder do executivo escalabitano, deu nota que tanto o CISM como o futuro Museu de Abril e dos Valores Universais, que também vai ocupar um espaço na Escola Prática de Cavalaria, irão contribuir para o aumento da visitação turística em Santarém.

________________

_____________________

_____________________