O estado do tempo em Portugal continental será condicionado, até 11 de setembro, por uma corrente de oeste, resultante da ação conjunta de um anticiclone situado a oeste do arquipélago dos Açores e de depressões sobre o Atlântico Norte. Estas configurações atmosféricas estão associadas a ondulações frontais de fraca atividade, que transportam massas de ar tropical, quente e húmido, em direção às regiões Norte e Centro.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a precipitação será mais significativa no dia 10, sobretudo no Norte e Centro. No dia 11 a chuva deverá concentrar-se no Minho e Douro Litoral.
A partir da tarde de dia 12 e até dia 16, prevê-se a intensificação da crista anticiclónica sobre Portugal continental. O cenário meteorológico será então marcado por dias de céu pouco nublado ou limpo, embora com possibilidade de nebulosidade baixa e ocorrência de neblinas e nevoeiros matinais no litoral a norte do Cabo Raso. Em alguns dias, esta situação poderá prolongar-se no Minho até mais tarde.
As temperaturas máximas, que têm estado abaixo da média para a época, deverão subir ligeiramente no dia 11, exceto no Minho, Douro Litoral e na faixa costeira a norte do Cabo da Roca. Uma nova subida, mais expressiva e generalizada, está prevista para o dia 14.
Assim, nos dias 14 e 15, as temperaturas máximas deverão variar entre 30 e 35 graus na região Sul, no vale do Tejo e em algumas zonas do interior Norte e Centro. Nestes locais os valores ficarão acima da média para a época do ano. No restante território, as temperaturas deverão manter-se abaixo dos 30 graus.





