A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market encerrou com números históricos, consolidando-se como o maior e mais relevante evento de turismo realizado em Portugal. Este ano, a feira contou com a presença de 1.500 expositores, distribuídos por uma área total de 50.000 m², e ofereceu um programa diversificado com mais de 600 eventos paralelos. A forte presença internacional também foi uma marca desta edição, com mais de 100 destinos representados.
A BTL registou um total impressionante de 82.000 visitantes, o que representa o maior número de participantes de sempre no evento. A feira demonstrou um crescimento consistente em vários indicadores, destacando-se o aumento de 7% na área de exposição, 24% no número de destinos internacionais representados e 11% no número de empresas expositoras internacionais. A presença de Associações e Municípios aumentou 18%, e o setor de Alojamento cresceu 15%.
A edição deste ano também se destacou pela inovação, com a introdução de duas novas áreas temáticas: a BTL Weddings, focada no turismo de casamentos e luas de mel, e a BTL Wellness, dedicada ao turismo de bem-estar e saúde, que geraram um grande interesse por parte do público.
Segundo Dália Palma, Gestora Coordenadora do Evento, “foi extremamente gratificante perceber junto dos nossos expositores que mais uma vez a BTL cumpriu a sua missão, gerando novas oportunidades de negócio, fortalecendo parcerias estratégicas e inspirando milhares de visitantes na escolha dos seus próximos destinos.”
A BTL consolidou ainda mais a sua posição como o principal ponto de encontro do setor turístico em Portugal, com um forte dinamismo nos primeiros dias do evento, dedicados exclusivamente a profissionais. Um inquérito realizado a mais de 400 participantes profissionais durante o evento revelou que 90,9% consideram que a BTL ajudará a alavancar o seu negócio, e 99,7% recomendam a feira a outros profissionais do turismo.
O programa Hosted Buyers, uma parceria estratégica entre a TAP e o Turismo de Portugal, superou as expectativas ao promover mais de 3.800 reuniões de negócios entre os mais de 200 compradores internacionais e as 500 empresas participantes. Esta edição foi marcada pela extensão do programa a uma oferta internacional mais abrangente, consolidando a BTL como um centro de negócios global.
A próxima edição da BTL decorrerá mais cedo, entre os dias 25 de Fevereiro e 1 de Março de 2025, prometendo manter o dinamismo e inovação que tornam a feira um evento imprescindível para os profissionais do setor e para os milhões de portugueses que, anualmente, escolhem as suas férias na BTL.