Brutal aumento do custo da construção preocupa Câmara de Coruche que tem a decorrer obras de mais de 10 Milhões de euros

14 Abril 2022, 10:12 Não Por João Dinis

O brutal aumento dos custos da construção provocado, sobretudo, pelo aumento dos materiais e dos combustíveis, está a preocupar o executivo do Município que Coruche que tem a decorrer empreitadas avaliadas em mais de 10 Milhões de euros.

A preocupação foi deixada em reunião de câmara pela Vice-presidente do Município, Fátima Galhardo (PS), dando mesmo o exemplo da revisão de preços e conta definitiva da empreitada de requalificação da Estrada Municipal 515 no Biscainho, que teve um aumento de cerca de 13,5%, equivalente a mais 36 mil euros aos 326 inicialmente programados.

Com mais de 10 Milhões de euros de obras a decorrer, o Município teme que as obras possam vir a ter um aumento significativo se a situação do aumento dos custos dos materiais e combustíveis não se inverter.

Valter Jerómino (CDU) disse mesmo que é urgente que os municípios tomem medidas junto do Estado Central, podendo mesmo isentar o IVA das obras públicas, algo que poderia aliviar os Municípios dos custos extra provocados sobretudo pela guerra da Ucrânia e a crise provocada.

Das obras a decorrer o Município destaca a construção do Núcleo Escolar da Erra e do Núcleo Escolar do Biscainho, os arranjos exteriores e ordenamento da entrada da Escola E.B. 2/3 Dr. Armando Lizardo, a reabilitação do Largo da Erra, a Área de Serviço de Autocaravanismo da Erra, o Bairro 23 de Junho no Couço e a requalificação da Calçadinha.

Também ao nível da infraestruturação e pavimentação o Município de Coruche destaca as empreitadas já concluídas, nas ruas Dr. Avelar e António Pardal no Valverde, a Rua da Escola e Travessa do Faustino, na Fajarda. “Neste momento estão a decorrer as pavimentações da Rua 5 de Outubro e da Rua República Popular de Angola, em Santana do Mato, e ainda a repavimentação e infraestruturação da Rua de Coruche na Salgueirinha”, anunciam.

Em breve serão também iniciadas pavimentações na Rua do Bairro Hilário nos Carapuções, na Rua do Pinheirão e Travessa do Lagar na Branca, na Rua Vasco da Gama e na Estrada da Caneirinha na Azerveira.

Segundo Francisco Silvestre de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, “estes são grandes investimentos que espelham o bom trabalho e a gestão rigorosa deste executivo, quer pela capacidade financeira do Município, quer pela capacidade de realização de investimento, algo com que nos congratulamos”. O Presidente acrescenta que “em causa está um conjunto de obras que melhoram as acessibilidades viárias e que requalificam e criam infraestruturas que certamente serão factor de atractividade à fixação de pessoas no território”, crendo que “2022 será um ano com grande volume de obras um pouco por todo o Concelho, espelhando o investimento que a Câmara Municipal está a realizar nas freguesias”. O Autarca conclui que “este é um trabalho contínuo e gradual que promoverá um desenvolvimento integrado e sustentado do Concelho”.

________________

_____________________

_____________________