Bordados da Glória do Ribatejo já são Património Cultural Português

4 Fevereiro 2022, 12:42 Não Por Redacção

A candidatura dos “Bordados da Glória do Ribatejo” ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, foi hoje aceite pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC), de acordo como publicado em Diário da República.

“A inscrição da manifestação «Os Bordados de Glória do Ribatejo» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial reflete os critérios constantes no artigo 10.º do referido diploma, destacando a importância da referida manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da respetiva comunidade e a os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu a manifestação do património cultural imaterial na contemporaneidade”, pode ler-se em Diário da República.

Esta iniciativa, que visava fazer perdurar no tempo esta arte do concelho de Salvaterra de Magos, resultou de uma candidatura da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que contou com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a população de Glória do Ribatejo.

“É uma enorme satisfação para o Município de Salvaterra de Magos o sucesso que esta candidatura alcançou, em grande medida resultado do mérito da tipicidade dos bordados desta comunidade e do seu envolvimento neste projecto. Obrigado a todos!”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio.

A Câmara Municipal vem desenvolvendo várias actividades com o objectivo de divulgar e promover o património histórico e cultural do concelho de Salvaterra de Magos,  entre os quais se destacam “os Bordados da Glória do Ribatejo”, procurando desta forma contribuir para a recolha, estudo, promoção e divulgação deste Património.

Os Bordados são uma manifestação que se mantém activa há várias gerações na Glória do Ribatejo e a sua inclusão na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial Nacional é, por si só, uma importante e imprescindível medida de salvaguarda.

Este saber-fazer, transmitido oralmente e em contexto prático pelas mulheres de Glória do Ribatejo, era e é aplicado na elaboração de várias peças de vestuário quotidiano, na roupa da casa, e em outros objectos de utilidades diversas.

A simbologia e funcionalidade associadas à aplicação destes bordados confere-lhes características que os diferencia dos outros bordados, sem qualquer expressão comercial ou de ostentação de riqueza, já que estas peças deixam transparecer o rigor e o preceito de quem as “marca” / borda.

________________

_____________________

_____________________