Uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Santarém teve de fazer o parto de uma bebé que nasceu dentro de uma das ambulâncias da corporação, na madrugada de segunda-feira, 15 de setembro, por volta da uma da manhã.
Segundo explicou ao NS o comandante dos Voluntários de Santarém, Rui Carvalho, a corporação foi acionada para transportar uma grávida em trabalho de parto ao hospital, no Bairro Girão, na localidade de Portela das Padeiras, no concelho de Santarém. Ao chegar ao local a equipa dos Voluntários de Santarém já não teve tempo de fazer o transporte e viram-se obrigados a auxiliar a mãe a dar à luz no interior da ambulância.
Os elementos passaram a informação de que a criança já nascera para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que acionou de imediato a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Distrital de Santarém que acompanhou a mãe e a bebé à unidade hospitalar. A mãe e a bebé encontram-se bem de saúde.
Caso a bebé não tivesse nascido no interior da ambulância, a mãe iria ser transportada para outro hospital que tivesse a urgência de obstetrícia em funcionamento, uma vez que a do HDS estava encerrada.
Já a 2 de setembro outra equipa da corporação teve que ser parteira de outra bebé enquanto faziam o transporte para o Hospital das Caldas da Rainha, uma vez que nesse dia o serviço de urgência de obstetrícia do HDS estava encerrado.