Bombeiros de Salvaterra de Magos recolhem equipamentos eléctricos que transformam em donativos

4 Novembro 2021, 14:20 Não Por Redacção

Os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos são uma das treze corporações do distrito de Santarém que até dia 30 de Novembro participa na iniciativa “Quartel Electrão”, que transformam equipamentos eléctricos usados em donativos para as instituições.

O prémio a atribuir à associação que reunir a maior quantidade de equipamentos é um veículo de combate a incêndios no valor de 54 mil euros. Todos os quartéis recebem 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida. São ainda atribuídos prémios por regiões e aos novos aderentes. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.

No distrito de Santarém, além da corporação de Salvaterra de Magos, estão a participar os corpos de bombeiros voluntários de Alcanede, Almeirim, Alpiarça (A.C.D.B. Bombeiros de Alpiarça), Caxarias, Fátima, Ferreira do Zêzere, Freixianda (Liga Amigos Bomb. Freixianda), Mação, Minde, Ourém, Rio Maior e Santarém.

A nível nacional, nos primeiros 10 meses do ano, as várias associações humanitárias de bombeiros voluntários que aderiram à campanha “Quartel Electrão” já recolheram a mesma quantidade de equipamentos eléctricos usados que tinha sido reunida no ano passado: 2.000 toneladas.

Em 2020, em plena pandemia, os bombeiros portugueses atingiram um máximo histórico de recolha de pilhas e de equipamentos eléctricos e chegaram às 2.029 toneladas. Este foi o valor mais alto registado nas cinco edições desta iniciativa.

“A avaliar pelos números de que dispomos até agora estamos prestes a alcançar um novo recorde”, antecipa o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth. 

A iniciativa tem suscitado o apoio de várias empresas e instituições, como juntas de freguesias e câmaras, que apelam à entrega de electrodomésticos e outros equipamentos eléctricos em fim de vida como forma de ajudar os soldados da paz da freguesia ou concelho. Em muitos casos as autarquias colocam à disposição os estaleiros municipais, para armazenamento dos resíduos, e chegam mesmo a disponibilizar-se para recolher os velhos equipamentos a pedido.

Também as empresas privadas estão a mobilizar-se, um pouco por todo o país, para a entrega de resíduos de equipamentos eléctricos usados a pedido dos bombeiros, que assumem assim um papel activo na sensibilização da comunidade para a reciclagem, incluindo o tecido empresarial. Outras empresas contactam o Electrão directamente para a recolha desses resíduos, mas solicitam que essa contabilização seja associada à corporação da sua área.

“Este ano já foram encaminhadas quase 164 toneladas por estas vias, o que é revelador da importância que cada vez mais o tecido empresarial dá à dimensão social e ambiental”, sublinha o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

Esta iniciativa do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos tem como objectivo envolver as associações humanitárias para a causa da reciclagem de equipamentos eléctricos usados, garantindo ao mesmo tempo vários prémios às associações.

________________

_____________________

_____________________