Bombeiros de Mora criam equipa permanente com apoio do município que promete veículo de desencarceramento

21 Janeiro 2022, 21:00 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Mora e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mora assinaram esta sexta-feira, 21 de Janeiro, um protocolo para a criação da primeira equipa de intervenção permanente (EIP) do concelho.

Esta equipa, cujos custos serão suportados pelo município, em 50%, num valor de 35 mil euros/ano, e pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, será composta por 5 operacionais, que vão assim garantir a operacionalidade do corpo de bombeiros, sobretudo durante a semana, altura em que a corporação sofre de maior carência de voluntários.

Esta equipa, que na prática consistirá na garantida do corpo de bombeiros ter cinco operacionais ao serviço com regularidade durante os cinco dias úteis, é também uma forma de criação de postos de trabalho no concelho de Mora. Muito em breve será aberto o concurso para o recrutamento destes operacionais, que na sua maioria deverão ser ocupados pelos bombeiros voluntários.

Presentes na cerimónia estiveram também os comandantes regionais e distritais da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, que deram maior solenidade ao acto que apesar de simples tem bastante importância para o socorro à população como referiu José Ribeiro, comandante regional do Alentejo.

Durante a cerimónia a Presidente da Câmara Municipal de Mora anunciou também a aquisição de uma nova viatura de desencarceramento para equipar os bombeiros da vila, num processo que pode ser arrastado em virtude dos condicionalismos na entrega de viaturas fruto da crise de abastecimento de componentes que se verifica em Portugal como nos explicou o comandante Luís Caramujo.

________________

_____________________

_____________________