Bombeiros de Almeirim resgatam cadela de caça dentro de manilha de rega (com Vídeo)

30 Outubro 2023, 18:05 Não Por João Dinis

Uma cadela de caça que se encontrava desaparecida há cerca de 24 horas, foi esta manhã resgatada pelos Bombeiros Voluntários de Almeirim, depois de ter sido encontrada dentro de uma manilha de rega, num resgate que teve que envolver meios pesados, confirmou ao NS o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Almeirim Telmo Ferreira.

O alerta para o desaparecimento do animal foi dado pelo seu proprietário, um caçador da zona de Torres Novas que ontem se encontrava a caçar na zona de caça da Tapada, junto à Ponte da Vala, no concelho de Almeirim, quando o animal desapareceu, provavelmente desorientado pela forte chuva que se abateu sobre a região.

Esta manhã, cerca das 11.30 horas, o proprietário do animal veio a detetá-lo dentro do tubo de cimento utilizado para a rega dos campos agrícolas na Tapada, na estrada que liga Almeirim a Alpiarça, e prontamente solicitou o auxílio dos Bombeiros, que encontraram o animal a cerca de 50 metros do orifício por onde terá entrado e do qual não conseguia sair dadas as reduzidas dimensões do espaço, que não permitiam ao canídeo que fizesse o caminho contrário.

“Realizamos quatro aberturas na manilha, as primeiras com o auxílio de pás, mas depois acionamos uma máquina pesada da Câmara Municipal de Almeirim, que foi fundamental para o sucesso da operação”, realça o Comandante, que demonstra contentamento com o sucesso da operação, que permitiu resgatar com vida o animal, que foi posteriormente devolvido ao proprietário.

Apesar de assustada, a cadela encontrava-se aparentemente em bom estado de saúde, tendo recebido água dada pelos operacionais.

O proprietário assumiu de imediato todos os custos do resgate, bem como dos danos causados no sistema de rega.

No resgate estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários de Almeirim, a Proteção Civil Municipal e a GNR, num total de 10 operacionais, apoiados por 4 viaturas.

________________

_____________________

_____________________