Bombeiros dão resposta a pedidos de emergência durante greve no INEM

4 Novembro 2024, 17:53 Não Por João Dinis

As corporações de Bombeiros da região estão a dar resposta às emergências, mesmo durante a greve dos técnicos do INEM, que de acordo com o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), tem causado fortes constrangimentos no atendimento de chamadas do 112.

“O número total de pessoas a atender as chamadas do 112 aproximou-se de um terço do que deveria ser um turno normal”, adiantou à Lusa o vice-presidente do sindicato, ao salientar que esses dados refletem a adesão à paralisação de hoje da administração pública, mas também à greve às horas extraordinárias dos técnicos de emergência pré-hospitalar.

Segundo Rui Cruz, estiveram parados no turno da manhã, que terminou às 16h00, 46 meios de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em todo o País, a maioria ambulâncias de emergência médica.

Estas greves tiveram uma “repercussão muito significativa” nos quatro Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) existentes em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, o que fez com que “houvesse um número muito diminuído de técnicos a atender as chamadas da linha 112”, avançou o dirigente sindical.

A meio da manhã, “ultrapassou-se a barreira das 100 chamadas em espera que não diminuiu até à hora de almoço”, referiu Rui Cruz, ao apontar o exemplo do CODU de Lisboa, o maior do país, que “tinha apenas quatro pessoas a atender as chamadas, quando devia ter 18”.

“Já tivemos registo de mais 120 chamadas em espera, com algumas delas com tempo de aproximadamente 30 minutos, que são reflexo da carência de técnicos para atender essas chamadas”, referiu o vice-presidente do STEPH, ao adiantar que espera para o turno da tarde efeitos semelhantes aos registados durante a manhã.

Com o objetivo de tentar minimizar os efeitos, na Lezíria do Tejo, o Comando Sub-Regional da Proteção Civil ordenou às corporações de bombeiros que “caso sejam rececionados pedidos de ajuda, relacionados com Emergência Médica, nas centrais dos Corpos de Bombeiros, os mesmo devem efetuar o serviço, sem atrasar o socorro”.

O “Número de Ficha CODU”, que permite que os corpos de bombeiros sejam ressarcidos do valor do serviço será informado posteriormente estado a “curto prazo a estabelecer uma forma de notificação de todas as ocorrências”.

A situação será reavaliada nas próximas 24 horas.

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