Bombeiros da região regressaram esta terça-feira do Chile

28 Fevereiro 2023, 23:14 Não Por Redacção

A Força Operacional Conjunta (FOCON) enviada para o Chile a fim de ajudar a combater os incêndios nesse país, que partiu a 12 de fevereiro, regressou esta terça-feira, 28, a Portugal, tendo à sua espera o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

 A FOCON, foi composta por 144 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, das Corporações de Bombeiros da Região de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Entre os operacionais que integraram a FOCON estiveram bombeiros de Benavente, Samora Correia, Salvaterra de Magos, Santarém e Pernes.

 Essa ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais que as autoridades chilenas fizeram através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

________________

________________________