Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo no valor de 15 mil euros com candidaturas abertas

2 Março 2023, 8:17 Não Por Redacção

Estão abertas as candidaturas para a 5.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo, numa iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.

No valor de 15 mil euros, esta Bolsa de Investigação tem como objetivo promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte numa doença hemato-oncológica rara, sem cura até ao momento – o mieloma múltiplo. O período de candidaturas decorre entre o dia 1 de março de 2023 e o dia 31 de maio de 2023.

Os projetos de investigação podem ser realizados por investigadores nacionais ou estrangeiros com exercício em instituições portuguesas sendo encorajada a colaboração e parceria entre várias instituições, bem com a interdisciplinaridade. Todas as candidaturas devem ser formalizadas para o e-mail bolsas@apcl.pt, até às 24 horas de dia 31 de maio de 2023.

Segundo Manuel Abecasis, presidente da APCL, «a Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo tem permitido apoiar grupos de investigadores que de outra forma teriam muita dificuldade em desenvolver os seus projetos de investigação clínica. Iniciativas deste género são cada vez mais importantes no sentido de estimular o interesse pela investigação, contribuindo para encontrar novas respostas que atendam às necessidades destes doentes. Para a APCL tem sido extremamente gratificante estar na génese desta iniciativa, pelo número crescente de candidaturas que temos vindo a receber de ano para ano, e também pela excelência e pertinência dos trabalhos que se candidatam».

Para João Raposo, presidente da SPH «o contributo que esta iniciativa tem trazido para a produção científica nacional, enquanto apoio a projetos de investigação em curso ou planeados, é inegável. Acresce ainda o facto de estarmos a tratar de uma patologia rara da área da hemato-oncologia, com um elevado índice de mortalidade associado. É sempre com grande expetativa que recebemos estes trabalhos em que nos apresentam investigações cujos resultados podem trazer ganhos para o doente, seja a nível do tratamento ou da qualidade de vida».

«Tendo em conta o impacto alcançado em edições anteriores, é um enorme orgulho para a Amgen fazer parte desta iniciativa há sete anos consecutivos, onde se espelha não só a qualidade e excelência dos projetos desenvolvidos, mas também a fulcral importância da promoção e do financiamento de mais e melhor conhecimento ao serviço dos doentes», declara Tiago Amieiro, diretor-geral da Amgen Biofarmacêutica.

Todos os projetos submetidos serão avaliados por um júri idóneo, composto por peritos de reconhecido mérito em investigação científica e experiência profissional e/ou académica em hemato-oncologia em Portugal e/ou internacional, nomeado pela APCL e SPH. O regulamento da bolsa de investigação em Mieloma Múltiplo pode ser consultado nos sítios dos parceiros.

O Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente em Portugal com cerca de 544 novos casos por ano. Esta patologia tem uma grande incidência a partir dos 50 anos e apresenta sintomas inespecíficos, por vezes desvalorizados, sendo o diagnóstico atempado fundamental para maximizar os resultados em saúde nestes doentes.

________________

_____________________

_____________________