Biscainho vai acolher Aldeia paradisíaca para reformados
25 Setembro 2023, 19:30A freguesia do Biscainho, concelho de Coruche, receberá em cerca de 11 hectares de terreno a instalação de uma Aldeia, que pretende ser um verdadeiro resort natural dedicado à população reformada.
O projeto da Cooperativa de Habitação Aldeia do Caos, cujo Plano de Pormenor se encontra em discussão pública até ao próximo dia 6 de outubro, prevê a construção de um complexo habitacional, be, como a construção de equipamentos, infraestruturas e serviços disponíveis também para a população em geral.
A Aldeia do Caos irá nascer junto à Estrada Nacional 119, entre a Rua Nossa Senhora de Fátima e a urbanização Os Biscainhos, e contemplará cerca de uma centena de moradias, cada uma com cerca de 75 metros quadrados, dispondo de uma sala com kitchenette, um ou dois quartos, WC e arrecadação, bem como telheiro. As construções serão modulares, pré-fabricadas e eco sustentáveis.
A Cooperativa pretende que a sustentabilidade seja também uma bandeira, e por isso prevê a instalação de diversos dispositivos e uma acessibilidade para todos.
Embora só após a aprovação do Plano de Pormenor os detalhes venham a ser apresentados, a Cooperativa Aldeia do Caos pretende também construir espaços para cabeleireiros, minimercado e posto médico, que serão abertos à população do Biscainho.
O Plano de Pormenor da Cooperativa de Habitação Aldeia do Caos detalha a ocupação da área de intervenção, promovendo a articulação com a envolvente e uma rigorosa inserção urbanística, ambiental e paisagística das futuras ocupações, criando condições para a construção de habitação sénior pela cooperativa de habitação “Aldeia do Caos”, em paralelo com a introdução de novos equipamentos, infraestruturas e serviços disponíveis também para a população em geral.