A Associação de Futebol de Santarém convidou Bino Maçães para assumir o papel de patrono do Tejo Cup na edição de 2026, sucedendo a Éder. O atual selecionador nacional de sub 17, que em 2025 conquistou o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Europa no respetivo escalão, aceitou o convite.
Em nota divulgada pela associação, a escolha é vista como motivo de orgulho, sendo referido que a decisão “muito honra e prestigia a nossa Associação”, destacando o percurso e a relevância do técnico no panorama do futebol jovem.
O Tejo Cup, torneio inter seleções que envolve os 21 concelhos do distrito de Santarém, está já consolidado no calendário do futebol distrital. A iniciativa assume um caráter de valorização alargada, abrangendo praticantes, dirigentes e técnicos das diferentes áreas ligadas à formação. Segundo a Associação de Futebol de Santarém, o torneio “potencia o extraordinário trabalho que os nossos clubes desenvolvem todos os dias, fortalecendo a formação e projetando o nosso futebol distrital”.
Considerado a Festa do Futebol Juvenil, o Tejo Cup 2026 vai mobilizar mais de 200 jogadores, distribuídos por 12 seleções nos escalões sub 13 e sub 14. A organização envolve ainda doze jovens equipas de arbitragem e mais de 60 agentes desportivos, entre diretores e funcionários da associação, treinadores, dirigentes locais, massagistas e outros colaboradores.
A fase zonal do torneio arranca a 15 de março, com os jogos do escalão sub 14 a decorrer entre as 15h00 e as 19h30. Já os encontros do escalão sub 13 estão marcados para 21 de março, entre as 15h00 e as 19h00. A fase final do Tejo Cup, que junta os dois escalões, realiza se no dia 1 de maio, entre as 9h00 e as 13h30.





