Bicicletas partilhadas já rolam em Benavente (com Fotos)

27 Março 2024, 14:13 Não Por João Dinis

O sistema de bicicletas partilhadas do concelho de Benavente – BaGO das Lezírias Ribatejanas, já rolam nas estradas e ciclovias do concelho, permitindo assim aos utilizadores uma opção de mobilidade sustentável.

O sistema, tem nesta primeira fase, 24 bicicletas: 8 elétricas e 16 de uso convencional, distribuídas por 4 estações, duas em Samora Correia e igual número em Benavente.

Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, salientou que o sistema de bicicletas partilhadas está inserido no Plano Estratégico de desenvolvimento Urbano (PEDU) de Benavente, onde estão também incluídas as obras de construção das ciclovias e requalificação dos parques urbanos.

O autarca salientou que o projeto, além de ir ser alargado às restantes freguesias do concelho, terá também que “ter mais bicicletas, mais estações, para que alguém que se queira deslocar para a escola, centro de saúde, para o comércio, para a zona de lazer, possa pegar numa bicicleta, faz essa deslocação e atraca noutra, como acontece em Lisboa”, pois só assim se torna “ um elemento de mobilidade”.

Carlos Coutinho frisa que graças às condições naturais do concelho, “uma planície”, este tem “condições fantásticas para ter sucesso”.

Respondendo agora às criticas que foram lançadas ao longo dos anos, o autarca conclui que o Município teve “a oportunidade de esperar que todo o projeto estivesse concluído para as implementar (as bicicletas), com a coerência com que foram pensadas há algum alguns anos atrás.”

________________

_____________________

_____________________