Benavente une-se à luta contra o desperdício alimentar

16 Abril 2021, 16:46 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Benavente aderiu à iniciativa “Unidos Contra o desperdício”,  um movimento cívico que pretende chamar a atenção para o aumento do desperdício alimentar, e que procura formas de minorar essa realidade.

Nas próximas semanas o Município de Benavente iniciará um projecto de sensibilização para alunos do 1º ciclo, relacionado com esta problemática, de modo a consciencializar os menores para este problema que nos afecta a todos.

A iniciativa nasceu a 29 de Setembro de 2020 – Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, instituído pelas Nações Unidas -, tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, agregando já um número considerável de entidades públicas e privadas, um grupo onde se enquadra a Direcção-Geral das Autarquias Locais e que passa a contar agora, também, com a participação do município de Benavente.

Todos os anos um terça do produção alimentar é desperdiçada no Mundo, de acordo com os dados da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e 17% dos alimentos é deitada fora ainda antes de chegar a todos nós.

Se este desperdício fosse aproveitado, seria suficiente para alimentar dois mil milhões de pessoas, o equivalente a dar de comer duas vezes a todos aqueles e aquelas que passam fome em todo o mundo.

O desperdício de alimentos é responsável pela emissão de gases de efeito de estufa equivalente à rede global dos transportes terrestres, contribuindo para o aquecimento global.

Em Portugal, estima-se que 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, que dariam para alimentar as 360 mil pessoas com carências alimentares no nosso país, o que faz com que em médica cada português desperdice 97 quilos de alimentos por ano.

________________

_____________________

_____________________