Benavente recupera Núcleo Museológico Agrícola

16 Maio 2021, 15:53 Não Por Redacção

O Museu Municipal de Benavente irá recuperar o Núcleo Museológico Agrícola, numa iniciativa que irá assinalar o dia Internacional dos Museus, que se celebra no próximo dia 18 de Maio.

Integrado na Rede de Museus da Lezíria do Tejo, o Museu Municipal de Benavente irá realizar as actividades de modo on-line, com especial destaque para as 18 horas do dia 18 de Maio, onde será reinaugurada a exposição “Calendário Agrícola”, patente no Núcleo Museológico Agrícola, que funciona no antigo matadouro municipal.

A exposição retrata a história da produção agrícola da região, do papel dos touros bravos que, depois de corridos eram transformados em bois da terra, castrados e levando um chocalho ao pescoço, aos ranchos de trabalhadores sazonais contratados pela Casa Agrícola e conhecidos como beirões, gaibéus ou ratinhos.

A parte final da exposição relata o processo de mecanização, que acabará por fazer desaparecer completamente o mundo que ali vemos em belas fotografias a preto e branco, com carroças puxadas a bois e homens e mulheres agarrando fardos de palha contra um céu de nuvens sempre dramáticas.

Recorde-se que o Museu Municipal de Benavente está a ser obras de reconversão, tornando-o num espaço moderno e acolhedor, com ainda mais valências dedicadas a albergar o espólio museológico de Benavente.