Benavente integra estratégia nacional para o hidrogénio (com Fotos)

10 Janeiro 2023, 17:17 Não Por João Dinis

O Primeiro-ministro António Costa inaugurou esta terça-feira a unidade industrial da Fusion-Fuel em Benavente, referindo que o concelho e o projecto que aqui se inicia integram a “estratégia nacional para o hidrogénio”.

Recuperando um pavilhão de onde saíram muitas das estruturas que construíram os estádios do Euro 2004, a Fusion-Fuel integra o consórcio Sines Green Valley para produção de hidrogénio verde, que só em Benavente irá criar mais de 350 postos de trabalho.

Relembrando que quando anunciou a estratégia portuguesa para o hidrogénio verde foi “hipercriticado”, António Costa congratulou-se de estar agora “um passo à frente” na estratégia europeia de substituir o gás natural por hidrogénio verde, salientando que Portugal tem todas as condições e recursos naturais como “nunca teve nas outras revoluções energéticas”, o que irá tornar Portugal um país extremamente competitivo.

Em Benavente, a Fusion-Fuel irá produzir electrolisadores, pretendendo, até 2025 passar dos actuais 20 megawatts para 500, com um crescimento dos postos de trabalho dos actuais 156 para cerca de 350.

Com sede na região de Sintra, a Fusion-Fuel tem já alguns parques instalados, pretendendo apostar também no concelho de Benavente.

A Fusion-Fuel Portugal é uma empresa de tecnologia de energia que desenvolveu um gerador fotovoltaico para produzir hidrogénio verde (através da quebra das moléculas de água) que reduz o preço de fabrico através da transformação inovadora dos métodos de produção de energia, e que já está em aplicação em Portugal e em instalação em Espanha, em Itália, em Marrocos e nos Estados Unidos.

A empresa integra o consórcio do Sines Green Hydrogen Valley para produção de hidrogénio verde, com componentes produzidas no país, que resultam de investigação e de patentes nacionais, destinando-se a servir a indústria nacional e à exportação, salientou António Costa.

O Sines Green Hydrogen Valley representa investimento total de 122 milhões de euros, 8,7 milhões dos quais destinados a investigação, inovação e desenvolvimento, tendo obtido um incentivo de 36 milhões de euros do PRR.

________________

_____________________

_____________________