Benavente “está preparada para as melhores festas do Ribatejo”, anuncia Comissão da Sardinha Assada

25 Junho 2024, 12:48 Não Por João Dinis

A vila de Benavente vive por estes dias a azáfama da preparação das suas festas maiores, a Festa da Amizade – Sardinha Assada, que anualmente leva milhares de pessoas à terra ribatejana, onde as varandas ficam engalanadas e as ruas vivem um clima de amizade e diversão único.

Ao NS Nuno Rodrigues, Presidente da Comissão da Festa da Amizade, que organiza o evento, destacou que “estamos prontos para receber quem nos vier visitar”, salientando que “estamos preparados para garantir mais um ano uma grande festa”, isto depois de um ano inteiro de trabalho e dedicação para preparar “as melhores festas do Ribatejo”.

Com muita animação, Nuno Rodrigues destaca a presença de vários artistas como Ferro e Fogo, Quem é o Bob, Némanus, Cromos da Noite e Miguel Bravo, num programa que tem também uma forte vertente cultural, com a presença de Ranchos Folclóricos e Sevilhanas.

A componente taurina é também uma forte tradição da Festa da Amizade – Sardinha Assada, com várias largadas de toiros e encierros, sendo que a passagem do toiro nas ruas da Vila de Benavente, pelas 18 horas de sábado, 29 de junho, é o ponto alto das atividades taurinas nas festividades.

O “ponto alto da festa”, destaca o Presidente da Comissão que organiza o evento, ocorre na noite de sábado, 29 de junho, com a tradicional “distribuição da sardinha, do pão e do vinho, a todos os que nos visitarem”, anunciando que vão estar disponíveis cinco mil quilos de sardinha, 10 mil pães e cinco mil litros de vinho.

“Estivemos o ano inteiro a trabalhar para isto e esperemos estar aptos e garantir uma grande festa para toda a gente”, diz-nos Nuno Rodrigues, que recorda que a Comissão tem como objetivo “dar à população de Benavente e a quem nos visita a melhor festa do Ribatejo”.

Picaria é momento alto da Sardinha Assada

Embora realizada por uma organização distinta, a Comissão da Picaria, a manhã e início da tarde de sábado da Festa da Amizade – Sardinha Assada, fica marcada pela tradicional Picaria, que homenageia um campino, este ano Paulo Vasco “Palau”, bem como recorda as tradições bem ribatejanas como a Prova de Condução de Cabrestos e Bois da Guia e a Picaria à Vara Larga.

“A Comissão da Picaria tem um grande apoio para toda a Comissão da Sardinha Assada”, refere Nuno Rodrigues, que reconhece a importância do acontecimento para o sucesso da Festa da Amizade, “a festa da Sardinha Assada não se faz sem a Comissão da Picaria, sem dúvida nenhuma, um dos pontos altos é esse”

________________

_____________________