Benavente e Coruche entre os municípios do país com melhor eficiência financeira

14 Dezembro 2021, 11:26 Não Por Redacção

Os municípios de Benavente e Coruche estão entre os concelhos de Portugal que possuem a melhor eficiência financeira, de acordo com o que foi revelado pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, que conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas.

Segundo revelam os números agora apresentados, relativos ao no 2020, Benavente integra a lista dos Municípios de média dimensão, entre os 20 e 100 mil habitantes, que detém em Portugal melhor eficiência financeira, numa lista em que estão apenas 35 concelhos do país.

O concelho de Coruche encontra-se em quarto lugar, nos municípios de pequena dimensão, abaixo dos 20 mil habitantes, sendo apenas superado por Santana (Madeira), Murtosa e Penedono.

Apesar da boa eficiência financeira destes dois municípios do Vale do Sorraia, de acordo com os resultados do anuário agora apresentados, a realidade de Portugal é bastante diferente, com cerca de 77% dos municípios portugueses fecharam 2020 com uma situação “não muito favorável” relativamente à eficácia e eficiência na gestão financeira.

Dos 308 municípios de Portugal 237 receberam mesmo pontuação desfavorável, de acordo com os critérios analisados.

Em relação à avaliação efetuada para 2020, “dos 100 municípios com melhor classificação, 16 são de grande dimensão, 35 de média dimensão e 49 de pequena dimensão”, refere o documento apresentado.

________________

_____________________

_____________________