Benavente aprova orçamento de 46,1 Milhões para 2025
30 Novembro 2024, 9:33A Câmara Municipal de Benavente aprovou esta sexta-feira o seu Orçamento para 2025, que ascende a um valor global de 46.169.711 euros, aprovado com os votos favoráveis da CDU, a abstenção do PSD e os votos contra dos vereadores do PS e independente, Milena Castro.
Carlos Coutinho (CDU), Presidente da Câmara Municipal de Benavente, salientou que o facto de terem de acomodar as propostas apresentadas pelo PSD, que acabaram por garantir a viabilização do documento, obrigaram o executivo em funções a tomar algumas decisões, uma vez que as medidas apresentadas representam cerca de 450 mil euros.
Entre as rubricas que vão aguardar, pelo menos, a inclusão do saldo de gerência, está a requalificação da Estrada das Vagonetas, em Samora Correia.
O presidente da autarquia referiu que este é um orçamento “de grande significado”, “pelo seu alcance e que se traduz em várias áreas”, destacando a habitação, saúde, educação, mobilidade, cultura e desporto como os grandes fatores, e onde está a maioria dos 18 Milhões de euros reservados ao investimento.
“Não é verdade que tenhamos deixado as obras para 2025”, disse Carlos Coutinho, anunciando que estão em execução empreitadas no valor global de 6 Milhões de euros, sobretudo nas Escolas, Ciclovias, Museu, entre outras…
O movimento associativo, apoio aos bombeiros e transferências para as juntas de freguesia, representam cerca de 3.8 Milhões de euros.
Na área da habitação, o autarca anunciou a requalificação de 100 fogos habitacionais, bem como a construção de 65, de forma faseada e com financiamento europeu garantido.
A saúde, ação social e educação, cuja transferência de competências gerou um rombo superior a 1 milhão de euros aos cofres da autarquia, serão também alvo de importantes rubricas orçamentais, com a requalificação e construção de escolas e centros de saúde.
Entre as obras em curso ou a lançar nos próximos meses estão o Museu de Benavente, Sede do Rancho Saia Rodada, obras na Coutada Velha, Foros de Almada, Largo das Festas da Barrosa, ligação das Ciclovias existentes, bem como a requalificação de diversas estradas e caminho e a criação de bolsas de estacionamento em Samora Correia.
A nível de trabalhadores, o Município tem um acréscimo de 8% – 1.5 milhão de euros para os aumentos e progressões de carreira.
Momento tenso entre PS e PSD
O momento mais tenso da sessão acabou por ser as intervenções de Joseph Azevedo (PS) e Sónia Ferreira (PSD).
O socialista acusou o PSD de ir “cobrar” à CDU a sua abstenção, tendo Sónia Ferreira lamentado as palavras do ex-vereador com pelouros, que teve à sua disposição um conjunto de bens do município.
Carlos Coutinho (CDU) acabou por “lamentar ver” a posição em que Joseph Azevedo se colocou, depois de três anos de trabalho conjunto.
Sónia Ferreira, recordou que as propostas apresentadas, mais que não foram que as mesmas que o PSD havia apresentado em orçamentos anteriores, e que foram agora incluídas pelo executivo em funções da CDU.