Benavente apostada em ser alternativa a Azambuja na área da Logística

7 Junho 2023, 12:21 Não Por João Dinis

Integrando a estratégia de angariação de investimentos privados do Município de Benavente, a construção de um parque logístico em Benavente, pretende afirmar o concelho como uma alternativa aos espaços existentes no concelho de Azambuja, contando para isso com várias localizações privilegiadas.

“Para já licenciamos cerca de 90 mil metros quadrados, mas existem outras propostas”, anunciou Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente ao NS, acrescentando que este é um investimento importante para o concelho que irá permitir também a criação de “muitos postos de trabalho qualificados, pois a logística é agora bastante diferente do que era há uns anos atrás”.

O projeto que se encontra já licenciado e em edificação é o  “Benavente Logistic Park”, que contempla uma área total de 90.717 metros quadrados, junto ao acesso à Ponte das Lezírias (A10/A13) com acessos às auto estradas 1 e 2, para Norte, Sul e Espanha.

O “Benavente Logistic Park” contempla a construção de duas naves com 47.215 e 43.502 metros quadrados, com 93 cais de carga, e estacionamento para 183 pesados e 481 ligeiros, podendo assim proporcionar as condições ideais para qualquer operação logística, estando totalmente adaptado às atuais necessidades dos operadores.

“Tendo em conta que Benavente é um município que faz charneira com a Área Metropolitana de Lisboa, o nosso processo de desenvolvimento acontece em função disso mesmo”, diz-nos Carlos Coutinho, que  salienta que “há uma particularidade que nunca esquecemos, que esta é uma terra de muita identidade que pretendemos proteger. Somos ribatejanos de alma e coração e não prescindimos daquilo que faz parte das nossas vidas e que queremos transmitir para as gerações vindouras. Uma terra que não tem história é uma terra vazia, queremos um território diferenciado e temos a consciência de que Benavente reúne condições para se diferenciar pela  qualidade de vida que tem para oferecer”.

Benavente possui 521 quilómetros quadrados de área, sendo que apenas 8% está dedicada a área urbana e a restante está ocupada com área de cultivo, agrícola e florestal, num “património que continuaremos a preservar”, refere o autarca, que considera que a construção do “Benavente Logistic Park” ”é muito importante, pois é um contributo para o crescimento da economia do município e da região.”

A construtora do empreendimento cedeu ao Município de Benavente, ao abrigo da Lei, 6,6 hectares de área onde será agora construído um parque urbano e de lazer, “para servir a nossa população.”

Para a INVESCO, que em parceria com a MAGNA estão a edificar o “Benavente Logistic Park”, numa localização que havia sido já identificada há alguns anos como privilegiada para o sector, este “surge no timing perfeito para dar resposta à forte procura deste tipo de produto e possibilitar a entrada de novas empresas internacionais no país.”

“O início da construção do Benavente Logistic Park marca a chegada de 90.000 metros quadrados nos próximos meses ao mercado português onde neste momento não há área disponível para ocupar. Assim, com uma excelente localização e acessibilidades, esta plataforma será fundamental para as operações e expansões que se iniciem no próximo ano. Pelas especificações e localização trata-se de um produto logístico para operações de cariz nacional ou regional servindo a grande Lisboa”, comenta Pedro Figueiras, I&L director, Savills Portugal.

Para a autarquia de Benavente “este é um produto de excelência, o primeiro projeto com estas características com certificado em sustentabilidade, competitiva e com altos padrões de qualidade”, pelo que “há uma satisfação por ter sido escolhido o município de Benavente para esta implementação.”

________________

_____________________

_____________________