Bebé nasce em plena Rotunda do Monte da Barca

1 Agosto 2024, 15:42 Não Por João Dinis

A Rotunda do Monte da Barca, que faz a interseção entre as Estradas Nacionais 251, 114 e 119, à entrada da Vila de Coruche, foi palco na madrugada do último domingo, de um momento único e que marcará certamente a vida do pequeno bebé que ali nasceu.

Uma família que regressava a casa, na Margem Sul, depois de um dia de diversão em Montargil, viu a sua viagem interrompida, pelo nascimento do mais recente membro da família, que aos sete meses de gestação decidiu surpreender os pais.

A mãe, que esperava o nascimento do seu filho apenas no mês de outubro, entrou em trabalho de parto à saída da localidade de Montinhos dos Pegos, e os familiares que com ela viajavam pararam mesmo dentro da rotunda, com o objetivo de esperar a chegada dos bombeiros, mas o pequeno Oliver decidiu nascer mesmo ali, em plena “Rotunda do Monte da Barca”.

Uma das bombeiras dos Municipais de Coruche que foi acionada cerca da 01.40 horas do último domingo, relata ao NS que “ao recebermos a chamada estávamos longe de saber a surpresa que nos esperava”. Ao chegarem ao local os bombeiros encontraram uma parturiente deitada no banco de trás da viatura, em trabalho de parto, com o senão deste ser pélvico, isto é, com o bebé em posição contrária ao habitual.

Os bombeiros ativaram de imediato todos os protocolos para este tipo de situações, contando minutos depois com a equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém, que apesar de ter chegado após o nascimento da criança verificou todos os parâmetros de saúde de mãe e recém-nascido, confirmando que ambos se encontravam bem.

“Tudo correu bem, e apesar de prematuro o bebé acabou por nascer de forma natural, ainda que tenha surpreendido até a mãe”, acrescenta.

Mãe e filho foram depois transportados para o Hospital Distrital de Santarém, onde receberam os devidos cuidados médicos, estando ambos bem de saúde.

Por estar a ser acompanhado na Margem Sul, o bebé foi posteriormente transferido para o Hospital Beatriz Ângelo, onde se encontra na incubadora, uma vez que nasceu dois meses antes do previsto.

____________________