Barragens no Vale do Sorraia a cerca de 50% da sua capacidade

4 Julho 2022, 10:47 Não Por Redacção

As três principais barragens que abastecem o Vale do Sorraia, Maranhão, Montargil e Magos, estão a cerca de 50% da sua capacidade, o que apesar da seca e tendo em conta a média nacional é bastante animador para os agricultores, deixando antever que terão água para a realização das suas culturas.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, referentes ao mês de Junho, a albufeira de Montargil regista 60,7% da sua capacidade ocupada, perdendo ainda assim no último mês cerca de 10% da água armazenada, que foi utilizada, sobretudo para a rega.

A Barragem do Maranhão, que perdeu também cerca de 10% da água armazenada, tem agora uma ocupação de 43,5%.

Na Barragem de Magos, a de menor capacidade entre as três analisadas, onde no último mês foi utilizada 9% da capacidade armazenada, esta regista agora 47% de volume de água armazenado.

Saliente-se que as três albufeiras são geridas pela Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, que vai fazendo a monitorização da água, tendo em conta as necessidades para o perímetro agrícola do Vale do Sorraia.

________________

_____________________

_____________________