Azambuja premiou melhores vinhos do ano

18 Abril 2023, 9:51 Não Por Redacção

Foram entregues este domingo, no último dia da ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, Azambuja, os prémios do 40º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja.

Um júri, presidido por Sérgio Oliveira, e constituído por Carlos Pereira, Carmen Santos, Cruz Ferreira, Hernâni Magalhães, Jorge Páscoa, Manuel Machado e Rita Conim, analisou os vinhos, tintos, brancos e rosés, pontuando-os de acordo com os critérios definidos.

No final, foram atribuídos os três primeiros prémios, de 750, 500 e 250 euros, mais troféu, bem como algumas menções honrosas.

Nos vinhos tintos o grande vencedor foi o da Quinta da Lapa (UF Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa), com 430 pontos. Em segundo ficou Rui Franco, com 427 pontos e em terceiro José Capão, com 426.

Foram atribuídas menções honrosas aos vinhos tintos de Casal da Fonte, Adega da Horta, António José Vicente, Luís Narciso e José Mata.

A Quinta da Lapa venceu também na categoria dos vinhos brancos, alcançando 432 pontos.
Os Vinhos Pingalim ficaram em segundo lugar, com 430 pontos e em terceiro José Mata, com 427 pontos.

Nos vinhos brancos as menções honrosas foram outorgadas à Adega da Horta, Rui Franco e Agro Batoréu.

Nos vinhos rosés a Vinhos Pingalim alcançou 432 pontos e o primeiro lugar.
A Quinta da Lapa, 415 pontos+89 no desempate ficou em segundo e em terceiro com 415+87 pontos no desempate ficou a Adega da Horta.

José Mata, Casal da Fonte e o Estabelecimento Prisional de Alcoentre receberam as menções honrosas.

________________

_____________________

_____________________