Azambuja e Alenquer unem-se na limpeza da estrada entre Ota e Aveiras de Cima

9 Maio 2023, 11:55 Não Por Redacção

Os Municípios de Azambuja e Alenquer realizam no próximo sábado, uma ação ambiental de limpeza conjunta, denominada “Alenquer e Azambuja Limpa”, que se irá centrar a estrada municipal que liga Ota a Aveiras de Cima.

A atividade está integrada no aniversário do Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana e iniciar-se-á pelas 09 horas junto da Escola Básica do Carregado, no concelho de Alenquer, e junto à Escola Básica de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja.

A participação nesta ação é aberta a todos os voluntários que queiram colaborar, sendo que estarão presentes elementos dos dois municípios, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana, da Valorsul, da Ecoambiente, dos Agrupamentos de Escolas do Carregado e de Vale Aveiras (no âmbito do projeto Eco Escolas), do Agrupamento de Escuteiros do Carregado 514 e da Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja – UTICA.

À semelhança do que aconteceu em ações anteriores, Paulo Franco, vereador do município de Alenquer com o pelouro do Ambiente, pretende que esta iniciativa alerte a comunidade e a desperte para esta problemática. “Esta iniciativa convida à cidadania e tem sido capaz de agregar várias comunidades em torno das causas ambientais, nas várias freguesias do concelho de Alenquer. Desta vez, a ação de limpeza decorrerá no trajeto da estrada municipal Ota – Aveiras de Cima, com o foco na remoção de resíduos nas bermas das estradas, e será levada a cabo por funcionários e colaboradores de várias entidades e dos dois municípios”, acrescentou o vereador.

A vereadora Ana Coelho, da Câmara Municipal de Azambuja, destaca o papel destas iniciativas como boas práticas de proteção do território em que estamos inseridos. A vereadora refere ainda que “O município de Azambuja aceitou de imediato associar-se a esta iniciativa, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância de mantermos os nossos espaços mais limpos e saudáveis. Com a ajuda de todos, estou certa, que conseguiremos contribuir para um concelho com melhor ambiente e mais qualidade de vida.”

________________

_____________________

_____________________