Autoridades encerram lar “Cantinho da São” em Samora Correia

6 Fevereiro 2021, 15:19 Não Por João Dinis

As Autoridades de Saúde e a Segurança Social decretaram este sábado, o encerramento do lar ilegal “Cantinho da São”, em Samora Correia, depois de ali ter sido detectado um surto de Covid-19, que provocou já a morte a 7 idosos.

O surto foi detectado no dia 18 de Janeiro, num lar que tinha 26 utentes e 8 funcionárias, sendo que 22 idosos acabaram por testar positivo ao novo coronavírus.
Dos 22 utentes positivos, 7 acabaram por falecer, sendo que houve necessidade de internar 4 pessoas no Hospital de Vila Franca de Xira.

Desde o primeiro momento as Autoridades de Saúde, Segurança Social e Protecção Civil acompanham a situação, sendo que agora a Segurança Social decretou o encerramento da unidade, que funcionava à margem da lei, estando a trabalhar junto dos familiares e da autarquia de modo a encontrar soluções para todos os idosos que se encontram ainda no espaço.

Também a autarquia de Benavente se encontra a acompanhar a situação, fornecendo a alimentação aos utentes e funcionárias que se encontram ainda a residir no espaço, ainda que de forma provisória.

Este é o segundo lar ilegal encerrado em Samora Correia, depois de já no mês de Janeiro a Segurança Social ter decretado também o encerramento do “Cantinho do Sénior”, onde foi registado um surto que afectou quase meia centena de pessoas e provocou a morte a 12 delas, todas idosas.

________________

_____________________

_____________________