Aumento de caudais provocados pela chuva cortou estradas na região

23 Janeiro 2025, 13:09 Não Por Redacção

O aumento dos caudais de diversos rios, ribeiras e linhas de água, provocado pela chuva que se abateu na região nos últimos dias, obrigou ao corte de diversas vias, levando mesmo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir avisos à população.

De acordo com as autoridades “a precipitação que se tem sentido em Portugal, e as descargas das barragens e afluentes da bacia hidrográfica do Tejo, gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo e seus afluentes”, sendo que é expectável, que de acordo com as informações dadas pela APA e EDP a situação se venha a manter, ou mesmo aumentar nas próximas horas e dias.

A ANEPC prevê mesmo que venha a ocorrer “o aumento dos caudais debitados pelas barragens” o que potencialmente “contribuirá para um aumento dos níveis registados no rio Tejo”, a que acresce ainda o facto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter emitido alertas extensíveis ao fim-de-semana, que levam a Proteção Civil a esperar “um agravamento dos caudais”.

De acordo com a Proteção Civil, na Lezíria do Tejo estão encerradas ao trânsito a E.N. 365-4 Ponte dos Alcaides, em Santarém. No concelho de Coruche existe para a submersão do desvio à Ponte da Escusa e da Ponte da Amieira, verificando-se também o galgamento das margens do Rio Sorraia, na zona ribeirinha de Coruche.

Desse modo a Proteção Civil alerta a população, sobretudo a que vive em zonas inundáveis, que deverá ter especial cuidado com os seus bens, evitar comportamentos de risco e manter-se atenta aos avisos emitidos pelas autoridades.

____________________