“Ato criminoso” mata 16 gatos no gatil de Vila Franca de Xira
2 Outubro 2024, 16:48Um “incidente” ocorrido na noite do passado sábado, 28 de setembro, no Centro de Recolha Oficial (canil/gatil) de Vila Franca de Xira, sito na Castanheira do Ribatejo, resultou na morte de 16 gatos, num ato que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira considera “criminoso”.
De acordo com o que o NS apurou, alguém terá conseguido entrar nas instalações e abriu várias portas de gaiolas onde se encontravam gatos e cães, tendo estes entrado em conflito, que terminou com a morte de 16 felinos.
O funcionário que na manhã de domingo entrou nas instalações viu um cenário de horror, tendo de imediato sido acionada a GNR da Castanheira do Ribatejo, que tomou conta da ocorrência.
O Município salienta que apresentou também queixa junto do Ministério Público e que está já a investigar a ocorrência.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, afirma que “estamos todos chocados com este ato criminoso. Acreditamos que as autoridades policiais hão de encontrar o suspeito ou suspeitos deste ato inesperado e hediondo”.
Os cadáveres dos 16 gatos foram enviados para necropsia (autópsia), na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, no sentido de apurar os motivos da morte.