Associação dos Municípios do Vinho celebra aniversário em dia de inauguração de sede

24 Abril 2024, 15:27 Não Por Redacção

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) celebra no próximo dia 30 de abril o seu décimo sétimo aniversário, e o momento ficará marcado por quatro importantes ações, nomeadamente a a inauguração da Sede Nacional, a entrega dos Prémios Prestígio, a eleição da Cidade do Vinho 2025 e a entrega de placas de adesão a 25 novos municípios associados.    

A nova sede nacional da AMPV fica situada na Casa do Campino, em Santarém, num espaço cedido pela Câmara Municipal de Santarém, e que é constituído por um gabinete, sala de reuniões e átrio. A inauguração da nova sede está marcada para as 19 horas.

No mesmo dia, às 16 horas, realiza-se também a reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal da AMPV para eleição da Cidade do Vinho 2025 e admissão de mais 20 novos municípios associados.
De acordo com a associação, no percurso da associação, não há registo da adesão de um número tão significativo de municípios no curto espaço de tempo de um trimestre, o que leva o presidente da AMPV, Luís Encarnação, a afirmar que “a AMPV está no caminho certo. Temos neste momento cerca de 140 municípios associados e somos a segunda maior associação de municípios de Portugal, a seguir à própria Associação Nacional de Municípios Portugueses, Estamos confiantes de que brevemente conseguiremos atingir o nosso objetivo de termos nesta nossa rede de trabalho 50% do total dos municípios portugueses”.  

O secretário-geral, José Arruda, faz um balanço muito positivo do percurso da AMPV, revelando que “é com enorme satisfação que vemos a associação chegar a esta data com uma vida tão ativa e dinâmica. O vinho, o enoturismo e a gastronomia são áreas estratégicas para o nosso país, por isso, temos agregado os municípios para, em conjunto, desenvolvermos projetos e ações que valorizem e promovam todo o potencial endógeno dos territórios”, frisou, destacando como principais projetos da associação a eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal (anteriormente designada de Rainha das Vindimas de Portugal), o Concurso enológico Cidades do Vinho, o Festival Nacional da Canção Rural, a atribuição do título Cidade do Vinho ou a Rede das Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras. Os Prémios Prestígio AMPV serão entregues na noite do dia 30 de abril, no decorrer do jantar comemorativo do 17º aniversário. As entidades e personalidades distinguidas este ano são: Leonor Freitas (Prémio Personalidade do Ano), CNOIV – Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, no âmbito dos 100 anos da OIV (Prémio Entidade do Ano), Museu do Pico (Prémio Museu do Vinho), e Essência do Vinho (Prémio Enoturismo).

____________________ ____________________