Artistas da OficINa da Psiquiatria do HDS apresentam exposição de arte bruta

10 Maio 2023, 17:24 Não Por Lusa

Os artistas que frequentam a Oficina – Arte Bruta Inclusiva, instalada no Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS), apresentam, no próximo dia 19, a exposição “Anti-Inércia”, com curadoria de Susana Veiga Branco.

A mostra, que ficará patente no ginásio Fitness Factory, em Santarém, até 07 de julho, reúne “trabalhos impactantes que expressam sentimentos e emoções dos seus autores”, afirma Carla Ferreira, enfermeira especialista em Saúde Mental e coordenadora do projeto oficina – Arte Bruta Inclusiva, numa nota divulgada hoje pelo HDS.

Segundo Susana Branco, “o movimento da criação artística e o bem-estar subsequente fundem-se aqui com a ideia do ginásio, com a anti-inércia e a qualidade de vida”.

A OficINa – Arte Bruta Inclusiva foi inaugurada em maio de 2021 “com o objetivo de apostar na reabilitação de pessoas com doença mental grave, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica”. No espaço são desenvolvidas atividades de pintura, costura ou restauração de móveis, entre outras, afirma a nota.

________________

_____________________

_____________________