Artesãos de todo o país mostram como se faz na Mostra de Artesanato de Mora (com Fotos)

17 Junho 2023, 18:13 Não Por João Dinis

O Pavilhão de Exposições de Mora acolhe este fim-de-semana a primeira Mostra de Artesanato, que reúne cerca de três dezenas de artesãos de todo o país, que para além de mostrarem e venderem os seus produtos, vão também ensinar os seus conhecimentos, através da realização de diversos whorkshops.

Oriundos de concelhos como Mora, Évora, Benavente, Chamusca, Lisboa, Almada, entre outros, os cerca de trinta expositores apresentam e vendem trabalhos realizados em materiais tão distintos como o barro, tecido, xisto, cortiça, papel, entre outros, muitos deles, transformado “quase nada”, em belas obras ou peças utilitárias ou decorativas.

Presente na inauguração do certame esteve a Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço que começou por nos referir que “temos aqui um pouco do nosso país, temos representados vários distritos e vários concelhos, o que é algo que nos agrada bastante”.

“Temos tentado sempre tentar mostrar o que se faz bom no nosso concelho”, salienta a autarca,  que nos explica depois que a ideia de preparar este certame surgiu depois do movimento local “Feirinha da Praça” ter lançado o desafio à autarquia de reunir num espaço vários artesãos que pudessem não só realizar a mostra dos seus produtos, como também um intercâmbio entre artesãos, fundamental para que as atividades tradicionais do concelho de Mora possam pular as fronteiras do concelho e do distrito.

“Há trabalhos aqui mesmo muito, muito bonitos, muito interessantes, que as pessoas podem vir ver e também adquirir”, diz-nos Paula Chuço, que salienta a realização dos workshops como uma mais-valia para o certame. “Os visitantes podem não só ver as peças, como aprender a fazê-las, o diferencia este certame de muitos realizados no país”, diz-nos.

Este, como outros certames realizados ao longo do ano em Mora, tem como grande objetivo atrair pessoas para o concelho de Mora, “juntamente com as nossas associações realizamos ao longo do ano um conjunto de iniciativas, de menor ou maior dimensão, com o objetivo de atrair pessoas e visitantes para o concelho”, refere a autarca, que exemplifica, “uma pessoa que venha visitar este certame, pode depois ir almoçar ou jantar num restaurante do concelho, ou por exemplo, visitar o Parque Ecológico do Gameiro”.

____________________