Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, Sopa da Pedra e Pampilhos colocam distrito de Santarém entre os 100 mais do TasteAtlas 2025
9 Janeiro 2025, 19:41A edição 2025 do Tasteatlas Awards, um guia gastronómico que anualmente faz o seu “top 100” das várias regiões do mundo, com base nas avaliações dos turistas e especialistas gastronómicos, elegeu o distrito de Santarém como um dos 100 melhores distritos do mundo para se comer, tendo eleito o Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, a Sopa da Pedra e os Pampilhos produtos de destaque da região.
O distrito de Santarém está na 91ª primeira posição, entre as 100 regiões de todo o mundo eleitas como as melhores a nível gastronómico, com uma classificação de 4.07 pontos, num máximo de cinco pontos.
Entre os produtos mais apreciados pelos turistas e especialistas gastronómicos estão os Azeites do Ribatejo, o Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas (4.4 pontos), a Sopa da Pedra (4.3 pontos), as Tigeladas e os Pampilhos (4.1 pontos).
A Quinta do Casal Branco, de Almeirim, está também entre as distinguidas, eleita como a melhor produtora de vinho tinto.
Entre os restaurantes icónicos da região, destaque para as presenças dos restaurantes Toucinho, O Forno e Tertúlia da Quinta, de Almeirim e a Pastelaria Bijou, em Santarém.
Na página dedicada ao distrito de Santarém do Atlas Gastronómico, são destacados diversos produtos e locais da região, como recomendados aos leitores e visitantes do guia, que só nas redes sociais tem cerca de 2 milhões de seguidores.
Portugal conta com sete regiões destacadas neste Altas Gastronómico. Além de Santarém, estão ainda presentes o Alentejo, Trás-os-Montes, Algarve, Açores, Bragança e Vila Real.
A região de Campania, em Itália, obteve a maior pontuação, 4.44 pontos, seguida de Peloponnese, na Grécia com 4.42 pontos e em terceiro ficou Emilia-Romagna, em Itália com 4.42 pontos.