APPACDM de Santarém celebrou 52 anos com muitas atividades

8 Março 2024, 13:58 Não Por Redacção

 A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém (APPACDM) celebrou na passada semana o seu 52º aniversário, com muitas atividades, das quais se destacam uma Missa na antiga capela da Quinta Nossa Senhora do Rosário, no Vale Santarem. 

Luís Amaral, Presidente da direção da APPACDM, felicitou todos aqueles que, de alguma forma, têm contribuído para que a APPACDM chegasse aos 52 anos, sem esquecer “utentes, colaboradores, ex-dirigentes, sócios, os parceiros sociais, patrocinadores, bem como os ausentes, aqueles que já não estão entre nós e que contribuíram para trilhar o caminho até aos dias de hoje”.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou o importante papel que a APPACDM tem no nosso Concelho, “as valências que esta associação desenvolve em prol da nossa sociedade e o trabalho de grande envolvimento e empenho efetuado pelas equipas desta instituição em ajudar o próximo, devem ser sempre enaltecidos. Todos os dias, esta grande família ensina-nos a cuidar do próximo com amor e carinho”.

A missa presidida por D. José Traquina, Bispo da Diocese de Santarém marca o início das “Jornadas Amor & Missão”, que vão decorrer durante todo o mês de março e que assinalam os 52 anos desta instituição.

Durante esta iniciativa foram também homenageadas colaboradoras da instituição que se aposentaram ou que completaram 25 anos ao serviço da associação e “sem as quais a nossa missão não teria o êxito que tem”, referiu Luís Amaral.

A APPACDM promete um março incrível, com a organização de dias abertos à família, atividades desportivas, onde destacamos a já habitual prova de corta-mato interinstitucional no dia 21 de março, e muitas conversas sobre diversos temas, com especial destaque para o dia 18 de março, com a “Conversa sobre o Centro de Atividade e Capacitação para a Inclusão”, que vai contar com a presença da Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social, com intervenção social nos concelhos de Santarém e Cartaxo, tem como missão promover e estimular o desenvolvimento das pessoas com deficiência/incapacidade e a sua inclusão na sociedade, disponibilizar apoio aos seus familiares e co-responsabilizar o Estado na defesa dos direitos destes cidadãos.

____________________