APPACDM de Santarém assinala Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

14 Maio 2024, 12:59 Não Por Redacção

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém (APPACDM) assinalou no passado dia 10 de maio, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, realizando para isso diversas atividades.

Uma dessas iniciativas foi a mesa redonda intitulada “Ser…”, que se realizou na Escola Superior de Educação de Santarém. Esta dinâmica de Ser pai, mãe, irmã, professor, psicóloga, terapeuta, técnico/a de apoio ao emprego e autarca da Pessoa com Deficiência Intelectual tornou-se um espaço de partilhas das diversas experiências de estar e ser alguém na vida destas Pessoas com Deficiência Intelectual.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que “nós, autarcas, temos que ser facilitadores e instigar à concretização de projetos fantásticos de integração como aqueles que a vossa instituição concretiza. Ainda existe um longo caminho, mas através da sensibilização da sociedade e desmitificação de alguns preconceitos, procuramos promover a valorização de aptidões de jovens e adultos portadores de deficiência intelectual e potenciar a integração e o crescimento inclusivo na comunidade”.

Para além da mesa redonda que contou também com a participação de Renato Bento, Diretor Distrital de Segurança Social de Santarém, foram realizadas atividades lúdicas, terapêuticas e desportivas no Jardim da Liberdade, envolvendo a comunidade e as famílias.

A proposta para a criação deste dia chegou ao parlamento através de uma petição da HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, com mais de 10.200 assinaturas, com o objetivo de dar maior relevância e visibilidade às pessoas com Deficiência Intelectual e respetivas famílias, de forma a permitir uma maior mobilização e sensibilização da sociedade civil. Pretende-se valorizar e representar a pessoa com deficiência intelectual, no seu todo, as suas capacidades e a sua forma de ser. Este é um dia que vai sublinhar o empoderamento e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual.

A deficiência faz parte do contexto da vida e, a este propósito, pretende-se desmistificar alguns preconceitos relacionados com a Deficiência Intelectual e sensibilizar a sociedade para a importância do respeito e da inclusão destas pessoas, em prol da melhoria da sua qualidade de vida e em conformidade com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

____________________