Aposentação de médica agrava situação do Centro de Saúde de Benavente

6 Julho 2023, 16:32 Não Por Redacção

A aposentação de mais uma médica afeta ao Centro de Saúde de Benavente agravou a situação já de se precária, vivida no Centro de Saúde de Benavente, onde são mais de 5 mil os utentes que não possuem médico de família.

A Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCB) veio já lamentar que “mais 1500 utentes tenham ficado sem médico de família”, o que agrava ainda mais a situação vivida na freguesia, onde o número de pessoas sem médico de família continua a aumentar, em movimento contrário ao desejável.

A CUCB veio também repudiar a decisão do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, em não aceitar a proposta feita pela Câmara Municipal de Benavente, de disponibilizar parte do Orçamento Municipal para garantir a transformação da Unidade de Saúde Familiar (USF) em tipo B, o que permitiria atrair um maior número de médicos para o Centro de Saúde de Benavente.

Manuel Pizarro, recorde-se, escudou-se na transformação anunciada pelo Governo, de transformar todas as USF tipo A em B até final do ano, o que irá permitir que mais de 200 mil pessoas possam vir a ter médico de família.

A CUCB desconfia desta situação, até por dos quatro médicos que existiam no Centro de Saúde de Benavente, “três já se aposentaram e um não presta ali serviço”, pelo que a “USF tipo A já não existe, sendo agora necessário formar uma nova equipa”.

A CUCB espera que o Governo venha a encontrar uma rápida solução para o problema de Benavente, correndo o risco de todos os utentes da freguesia de Benavente ficarem sem qualquer apoio médico.

________________

_____________________

_____________________