Após falha Câmara de Coruche vai verificar todas as bocas-de-incêndio
1 Setembro 2023, 16:04
A Câmara Municipal de Coruche irá, através de uma empresa externa, realizar uma verificação a todos os hidrantes e bocas-de-incêndio do concelho, após a falha verificada no passado dia 24 de agosto, durante o combate a um incêndio num pronto a comer, na Rua de Olivença.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira (PS), e em resposta ao vereador Osvaldo Mendes (PSD), a falha no hidrante ficou a dever-se a uma colagem da válvula, que deixou o equipamento inoperacional, mas que ainda assim não afetou de modo algum o combate ao incêndio.
O autarca elucidou, suportado nos dados fornecidos pelo Comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche, que este tipo de incêndios não necessita de água para a sua extinção, mas que ainda assim, caso viesse a ser necessário, haveria redundância, quer no sistema, quer no próprio edifício que teria permitido o abastecimento dos carros dos bombeiros.
Francisco Oliveira referiu ainda que os operacionais aproveitaram a ocasião para verificar se o hidrante estava a funcionar, e detetaram que o mesmo estava inoperacional, vindo a ser reparado durante esta semana.
A Águas do Ribatejo, responsável pelo abastecimento de água no concelho de Coruche, verifica regularmente, duas vezes por ano, a operacionalidade do sistema, o que ainda assim não impede que possam vir a ocorrer avarias como a que foi detetada, facto pelo qual irá agora todo o sistema ser alvo de uma inspeção de modo a apurar a operacionalidade do sistema de apoio aos bombeiros.
Francisco Oliveira repudiou ainda a “demagogia barata” que foi feita após a ocorrência.
Recorde-se que ao NS o Comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche, Nuno Emanuel Coroado, salientou que o facto de o hidrante estar inoperacional não condicionou a operação em causa, tendo o incêndio, que teve origem numa fritadeira, sido rapidamente extinto.