Aplicação móvel incentiva jovens a práticas saudáveis

4 Março 2022, 15:53 Não Por Redacção

Numa iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), foi hoje lançada em Coruche a aplicação para dispositivos móveis, Heróis da Fruta, um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente em televisão com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral e no projecto educativo com o mesmo nome, que a associação promove nas escolas há 10 anos.

Esta iniciativa foi integrada no Dia Mundial da Obesidade, e a aplicação incentiva os jovens a práticas saudáveis, tanto de alimentação, como na sua vida diária.

O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do País, espalhados em mupis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projecto.

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para coleccionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

Todos os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema. Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projecto escolar, como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, há um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html .

Sobre esta app, Mário Silva, Presidente da APCOI, destaca, “depois do sucesso da iniciativa ‘Heróis da Fruta’ nas escolas e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projecto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respectivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil e, consequentemente, na adopção de hábitos de vida que contribuam para a prevenção desta doença, que afita actualmente uma em cada três crianças”.

Para Helena Novais, Directora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal, entidade que concebeu a aplicação, “apoiar esta iniciativa representa a concretização da visão holística que a empresa pretende para a resposta à obesidade infantil”, pelo que, a par da contribuição para a inovação científica nesta área, pretende-se estar na dianteira da prevenção da doença, apoiando iniciativas vencedoras que actuem activamente na melhoria da qualidade de vida das crianças e na gradual redução do impacto da obesidade no sistema de saúde.

A propósito do lançamento, Fátima Galhardo, Vereadora da Câmara Municipal de Coruche, refere que ~”é fundamental adoptar novas estratégias na abordagem à adopção de estilos de ida saudáveis, nomeadamente no combate à obesidade infantil, pelo que a criação de soluções digitais facilitadoras do processo de aprendizagem potenciará a assimilação, pelas crianças, de boas práticas alimentares de forma lúdica, fácil e divertida”.

A app Heróis da Fruta encontra-se já disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android.

________________

_____________________

_____________________