Aplicação móvel aproxima utentes dos médicos do Hospital de Santarém

26 Junho 2023, 23:34 Não Por Redacção

Com o objetivo de facilitar a interação dos utentes com o Hospital, evitando, por exemplo, deslocações, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) lançou esta segunda-feira a aplicação para dispositivos móveis myHDS.

A aplicação é dirigida aos utentes, que podem a partir de agora receber notificações das próximas consultas, cirurgias, tratamentos, exames e análises, bem como consultar os agendamentos de atos clínicos ou visualizar as preparações de exames e análises.

De acordo com o anunciado pela unidade hospitalar, os utentes podem ainda aceder a resultados de meios complementares de diagnóstico; efetivar a sua chegada ao hospital sem se deslocarem ao secretariado clínico ou quiosques, através da senha virtual; receber notificações quando a sua senha é chamada; ou aceder a informação sobre a sala de espera.

A app myHDS permite também aos utentes consultar o histórico dos episódios; obter a declaração de presença; consultar as taxas moderadoras em dívida; ou obter informações úteis e notícias relevantes do HDS, entre outras funcionalidades.

A aplicação pode ser descarregada, gratuitamente, através do Google Play (Android) e da App Store (Apple).

O registo poderá ser realizado através da Chave Móvel Digital ou do número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O registo através desta última opção gera um link de confirmação enviado para o endereço eletrónico registado no Registo Nacional de Utente (RNU).

A app myHDS é um dos projetos de investimento implementado pelo Conselho de Administração, que tem como objetivo a modernização administrativa e tecnológica do Hospital, com vista à transformação digital, privilegiando a vertente humanista e de proximidade com os utentes. Segundo Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, a app MyHDS agora lançada “coloca o utente no centro do sistema indo ao encontro das suas necessidades”.

O desenvolvimento da app myHDS insere-se no projeto “MyHDS – Hospital Digital” cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA 2020), no valor total de 995.577,82 euros, que engloba um Sistema de Gestão Integrado de Atendimento (quiosques digitais), uma plataforma de Business Intelligence e um sistema de virtualização do posto de trabalho.

____________________