Antiga Cooperativa de Samora Correia vai dar lugar a lar de idosos

30 Dezembro 2024, 9:25 Não Por Redacção

O edifico da antiga Cooperativa de Samora Correia irá dar lugar a um lar de idosos, bem como acolher a sede da Associação Teatral Revisteiros, que ali tem já parte do seu espólio.

A aquisição do edifício por parte da Câmara Municipal de Benavente foi recentemente concluída, por um valor de 800 mil euros, e em breve vão arrancar as obras de requalificação e adaptação do espaço, cuja valência de Estrutural Residencial Para Idosos (ERPI), deverá ser inaugurada em 2025.

A gestão do espaço ficará a cargo da Fundação Padre Tobias, com quem a autarquia irá estabelecer um protocolo para a gestão do espaço.

De acordo com a autarquia, o edifício tem 2500 metros quadrados de dimensão, tem boas condições a nível estrutural, mas que carece ser adaptado para a sua futura funcionalidade de Lar residencial, “um equipamento extremamente necessário para a cidade de Samora Correia.”

No mesmo espaço irá coabitar a Associação Teatral Revisteiro, que irá ocupar parte do edíficio com a sua sede, onde poderá continuar a desenvolver a sua atividade cultural.

Com esta aquisição, a Câmara Municipal de Benavente acredita que impediu alguma “utilização menos própria do espaço”, “dando-lhe o uso que a população merece, no respeito pela memória dos samorenses”.
“O objetivo será o nascimento no seio da comunidade de um importantíssimo Lar residencial e a devolução aos Revisteiros da sua casa, um espaço merecido por desenvolverem uma ação cultural constante e reconhecida por todos, há cerca de 40 anos”, salienta a autarquia.

____________________

____________________