ANACOM apela a cidadãos para que contribuam na consulta pública da rede de internet de alta velocidade

31 Janeiro 2022, 16:19 Não Por Redacção

A Autoridade Nacional das Comunicações – Anacom, apela aos cidadãos para que contribuam na consulta pública da rede de internet de alta velocidade, que decorre até ao dia 7 de Fevereiro.

Os responsáveis apelam a que todos possam dar o seu contributo, dos cidadãos às freguesias e câmaras municipais, de modo a que possa existir “um controle da qualidade do trabalho final apresentado”, salienta João Cadete de Matos, Presidente da entidade.

Esta consulta pública, que pode ser acedida através do site da Anacom – anacom.pt, é aberta a todos os cidadãos, que através de um mapa interactivo e de fácil acesso, podem identificar as zonas “brancas”, onde não existe cobertura de rede fixa, podendo os mesmos dar o seu contributo, positivo ou negativo, de modo a que a autoridade possa distribuir às operadoras e ao Governo dados reais sobre a situação da rede fixa em Portugal.

A Anacom pretende que até 2030 todo o país fique com cobertura de rede de alta velocidade, sendo este período de consulta pública fundamental para que as possíveis candidaturas a apresentar a fundos europeus se façam de acordo com as necessidades reais do país.

Para efecutar a sua reclamação, ou contribuição para o levantamento, pode consultar o mapa no endereço https://anacom.maps.arcgis.com/apps/instant/sidebar/index.html?appid=4fe9c54079b7476abde22b5cb67f080e, e deverá remeter um e-mail à Anacom, pelo endereço, lg.coberturas@anacom.pt, ou por carta para a sede da ANACOM sita na Avenida José Malhoa, n.º 12, 1099-017 Lisboa.

________________

_____________________

_____________________