Amigos dos Animais de Coruche querem melhores condições
11 Julho 2024, 8:38Considerando que existe uma “grande carência no bem-estar animal no concelho de Coruche”, a Associação dos Amigos dos Animais e Coruche, esteve na última reunião de câmara a solicitar um reforço das condições existentes no canil, bem como mais apoio para o trabalho desenvolvido.
Daniel Aldeano, Presidente da Associação dos Amigos do Animais de Coruche (AAC), referiu que apesar de diversas reuniões mantidas entre a autarquia e a associação até ao momento não foram realizadas tarefas tão simples como divulgar o edital da vacinação antirrábica no concelho de Coruche, ou a localização e contactos do Centro de Recolha Oficial (CRO) – Canil.
O responsável pediu ainda que o Canil possa ver melhoradas as suas condições, que apesar das obras já realizadas, continua a ter carências, sobretudo ao nível de espaço para os animais, bem como “um melhor planeamento para fazer face às dificuldades” da associação.
Madalena Lino, lamentou ainda que desde há cerca de três meses tenha sido impedida pelo veterinário municipal de realizar trabalho de voluntariado no CRO, considerando inaceitável essa situação, quando outras associações agradecem o apoio dos voluntários.
A Vice-presidente da Câmara Municipal de Coruche, Fátima Galhardo, que presidiu à reunião, esclareceu que o atraso nas obras se ficou em muito a dever a alguma indefinição criada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo para a criação de um CRO Intermunicipal, o que levou a que os municípios tivessem deixado de investir nessa área.
A autarca enalteceu ainda a paixão com que a associação e os voluntários trabalham em prol dos animais, reconhecendo que se a situação no concelho de Coruche não está pior, em muito se deve ao trabalho da AAS.
O vereador do pelouro, Pedro Ferreira frisou que nos últimos anos têm sido realizadas muitas intervenções no CRO, que viu aumentada a sua capacidade, anunciando que em breve este será alvo de nova intervenção.
A Associação dos Amigos dos Animais de Coruche tem nos últimos anos recolhido e recuperados muitos animais, trabalhando também em parceria com a GNR na recuperação de animais furtados.